Você já vivenciou uma situação em que ficou extremamente nervosa/o ou ansiosa/o por alguma razão e, pouco tempo depois, seu corpo começou a apresentar alguns sinais, como dor de cabeça ou dor muscular?

Para muitas pessoas isso pode parecer estranho, mas as emoções têm profunda influência na saúde física.  E não são apenas os sentimentos negativos que influenciam no corpo, mas os positivos também.

Algumas pesquisas demonstram que sentimentos como otimismo, esperança, fé e felicidade agem no corpo como uma espécie de escudo contra algumas doenças.

Já as emoções negativas, além de esgotarem a energia mental, também afetam o corpo de forma nociva e podem desencadear problemas de saúde.

Como funciona a ligação entre as emoções e o corpo?

Pense nesses exemplos…

  • A discussão que você teve com alguém que gosta te deixou com a cabeça latejando.
  • O excesso de pressão e demandas no trabalho está fazendo seu cabelo cair mais que o normal.
  • Aquele encontro com amigos fez com que você dormisse tranquilamente pela primeira vez em semanas.

Alguma dessas situações é familiar para você? 🤔

As emoções têm a capacidade de fazer tanto o mal quanto o bem para as pessoas, não apenas fisicamente como também psicologicamente.

A questão é muito simples: é impossível separar a mente do corpo. Consequentemente, as emoções estão ligadas à saúde física.

O neurocientista Henrique Sequeira, coordenador de um laboratório que estuda as emoções na Universidade de Lille, na França, analisou em uma de suas pesquisas o sono de um grupo de 12 pessoas.

Primeiro, os pacientes foram divididos em dois grupos. Alguns deles assistiram a cenas de filmes de violência, enquanto outros assistiram a cenas mais relaxantes.

Os resultados mostraram que as pessoas que assistiram às cenas de violência demoraram para entrar no nível de sono profundo, enquanto os outros pacientes tiveram um sono de melhor qualidade.

Ou seja, as cenas dos filmes agiram diretamente nas emoções das pessoas, e a consequência foi o tipo de sono que elas tiveram.

Em resumo: as emoções são a ligação entre a mente e o corpo. 

Se você não está se sentindo bem emocionalmente, ou está passando por um momento difícil da sua vida, o seu corpo provavelmente sentirá isso.

Efeitos das emoções positivas no corpo

Segundo a especialista em psicologia positiva, Dra. Barbara Fredrickson, as emoções positivas auxiliam na saúde das seguintes formas:

  •  Elas ampliam a perspectiva de mundo e inspiram a criatividade e a admiração.
  • Com o tempo, elas colaboram para a construção de resiliência emocional duradoura.

As emoções positivas também são estudadas pela pesquisadora Brené Brown. Seus estudos apontaram que há uma relação direta entre felicidade e gratidão.

👉 E, diferente do que muitos pensam, não é a felicidade que faz com que sejamos gratos, mas sim a gratidão que traz felicidade.

Outro sentimento que age positivamente na saúde é o perdão. A prática do perdão está relacionada a uma boa imunidade. Além disso, perdoar pode auxiliar na diminuição da pressão sanguínea e melhorar a saúde cardiovascular.

Como proteger o corpo

Não é fácil desligar as emoções. Esse processo não é como apertar um botão e, de repente, elas desaparecem. Mas, com algumas mudanças na rotina e um tanto de prática, é possível aprimorar esse exercício.

É importante saber que o corpo demonstra o que se passa na cabeça de um indivíduo, ou seja, se você está há dias stressada/o e repassando cenários negativos na mente, seu corpo responderá a isso.

Se você conseguir mudar de perspectiva e visualizar um cenário melhor, já estará modificando a forma como seu corpo irá reagir.

Se necessário, mude sua rotina

Uma rotina stressante pode desencadear diversos sintomas, como perda de cabelo, dores de cabeça/musculares constantes e problemas de insônia. A longo prazo, o stress pode vir acompanhado de várias doenças.

Há aspectos de sua rotina que você não conseguirá mudar, e está tudo bem. Contudo, é preciso garantir algum momento para desacelerar e focar em você e na sua saúde.

Exercícios físicos e uma boa alimentação são o básico. Além disso, é preciso ter um momento livre do stress usual. Estabeleça isso em sua agenda e cumpra-o à risca.

Acredite: você perceberá os resultados em pouco tempo. 🙂

Expresse seus sentimentos

Muitas pessoas têm medo de falar sobre suas emoções e preferem esconder o que sentem, ao invés de expressar tais sentimentos.

No entanto, é muito importante estar atento às suas emoções, pois elas agem como indicadores de como anda o seu dia a dia.

Todos os sentimentos são válidos e expressam algo sobre o que está na sua vida, inclusive aqueles que são ruins.

Ouvi-los – quando você conversa com alguém sobre o que está sentido, por exemplo – é uma ótima forma de processá-los.

Um exercício indicado é falar em voz alta como você está se sentindo, utilizando sempre o pronome “eu”: “Eu estou me sentindo irritada/o”, “Eu estou stressada/o”, “Eu estou ansiosa/o” etc.

Encare suas emoções e aceite-as. Se você não se sente confortável conversando com alguém, comece falando só para você mesma/o ouvir.

Valorize as coisas boas

É comum darmos muito valor aos sentimentos ruins, gastando energia quando estamos nos sentindo mal. Parece que, enquanto focamos nessas emoções que não nos fazem bem, tudo ao redor fica estagnado.

Contudo, não fazemos o mesmo com os sentimentos e emoções positivas. Estudos apontam que os sentimentos de gratidão aumentam a imunidade e reduzem a pressão arterial.

Além disso, a gratidão também está associada a atividades elétricas mais harmoniosas no coração e no cérebro, fazendo com que esses órgãos operem de forma mais eficaz.

👉 Uma dica interessante é prestar mais atenção nas emoções positivas e aproveitá-las com intensidade.

Se você teve um dia agitado, no qual poucas coisas legais aconteceram, mas ao chegar em casa conseguiu compartilhar uma refeição agradável com alguém que gosta, aproveite esse momento de verdade, prestando atenção nele.

👉 Quando não focamos nas coisas boas, elas podem passar despercebidas.

Outro exercício que pode te ajudar é registrar, de alguma forma (pode ser em um diário, agenda ou através de áudios no seu celular), o que aconteceu de bom no seu dia e revisitar o conteúdo quando não estiver se sentindo bem.

_____

Diga-me: você costuma sentir no corpo as consequências das suas emoções? Você utiliza alguma técnica em relação a isso? Conte para mim nos comentários. ✍️

E se você conhece alguém que está precisando parar de sacrificar o corpo com tantas emoções negativas, compartilhe esse texto. ❤️