Todas as pessoas já passaram por períodos em que se sentiam insatisfeitas com algum aspecto das suas vidas. 

Sabe quando parece que o trabalho não é bom o suficiente, que a vida pessoal não está a fluir como desejado e que as suas relações já não fazem tanto sentido? É mais ou menos por aí. 😔

Em momentos de stress e pressão, esse sentimento torna-se ainda mais forte. A insatisfação, geralmente, vem acompanhada de uma sensação de que não estamos a fazer o suficiente e de que poderíamos ser melhores.

Por inúmeras vezes, não conseguimos sequer reconhecer o sentimento de insatisfação. Nós sabemos que algo não está bem, mas não identificamos o que é. Dessa forma, ficamos presos numa teia de insatisfação que parece não acabar, já que não sabemos do que se trata.

Este texto vai servir como um pequeno guia para você compreender esse sentimento e tentar superá-lo. Separamos alguns passos que o vão ajudar neste processo. 💪

Dicas para superar a insatisfação pessoal e profissional

Não adianta ficarmos só a falar sobre a insatisfação, certo? É preciso entendê-la e pacificar a relação com esse sentimento. Então, mãos à obra! 🔧

Reconheça o momento de insatisfação que você está a vivenciar

Segundo o artigo do Psychology Today, é muito importante reconhecer os sentimentos de insatisfação que vivemos. 

👉 Pode parecer estranho, mas o segredo é que, quando aceitamos os sentimentos negativos, conseguimos, ao mesmo tempo, melhorar o nosso bem-estar.

Aceitar e tentar entender a insatisfação, o desapontamento, a raiva e a tristeza que você está a sentir é o primeiro passo para ir em direção a uma possível solução. A partir da aceitação de que está a passar por um momento difícil, você consegue colocar em perspectiva as razões pelas quais está a sentir-se dessa maneira.

Imagine o seguinte:

Ok, você já sabe que está insatisfeito. Agora pare e pense:O que me poderia estar a causar isso? O meu trabalho? A minha condição física / mental? As minhas relações? A minha vida pessoal?”. 

👉 A resposta estará na sua própria vida. Afinal, diz-lhe respeito a si. 

Use a insatisfação como motivação

Agora que descobriu o que causa a insatisfação, você deve estar a perguntar-se sobre qual é o próximo passo. 

👉 Use essa insatisfação que está a sentir como combustível para contornar a situação.

Imagine o seguinte cenário:

Você está insatisfeito com a sua condição física. Há dois anos, você costumava correr todos os dias. No entanto, acabou por parar de se exercitar e hoje sente as consequências dessa decisão.

Isso deixa bem claro que você está insatisfeito.

Só o reconhecimento desse sentimento e o da sua causa já é um grande passo. A questão é: o que você vai fazer com isso?

Trace um plano de ação, mas seja gentil consigo. Planeie o que vai fazer nos próximos dias para se sentir mais satisfeito sobre esse aspecto que o está a incomodar.

Nas primeiras semanas, você ainda não conseguirá correr como fazia há dois anos, mas aos poucos começará a sentir-se como antigamente.

Pare de achar que a satisfação só virá quando TODOS os seus sonhos se realizarem

Esse é um grande equívoco que, infelizmente, é cometido por muitas pessoas.

👉 A verdade é que você pode realizar tudo o que já sonhou e, ainda assim, sentir-se insatisfeito.

Às vezes você gasta muita energia em diversas coisas, porém continua a sentir-se mal. Você permanece agarrado à ideia de que, somente quando o seu sonho se realizar, se sentirá completo e feliz.

Mas, quando não acontece o que imaginou, a decepção faz-se presente.

É importante que você tenha objetivos e sonhos para o seu futuro, porém não coloque a sua felicidade como dependente deles. Pense no futuro, mas não apenas nele, pois o presente também deve ser valorizado.

Já ouviu a frase “O que importa é a jornada, e não o destino em si”? Essa é a ideia. 😉

Pare de se comparar demais com os outros

Em tempos de redes sociais, a comparação é quase uma regra na sociedade. “Ela parece muito mais realizada do que eu”, “Ela está mais feliz com a sua profissão”, “Se eu tivesse feito o curso que ele fez, hoje eu estaria satisfeito” são comparações que acontecem todos os dias e que entristecem milhares de pessoas.

Em entrevista a Oprah Daily, a coach Dra. Susan Biali Haas aponta que é normal para o ser humano observar a vida das pessoas próximas. O problema é concentrar a atenção em qualquer acontecimento – seja profissional ou pessoal – que o seu colega está a mostrar em alguma rede social e colocar muito foco nisso.

Quando você age assim, começa a ter a sensação de que só vai ser feliz e sentir-se bem se tiver um casamento igual ao da sua vizinha ou que você está insatisfeita no trabalho porque não é funcionária da mesma empresa da sua amiga.

Inclusive, um estudo já constatou que as pessoas tendem a sentir-se mais infelizes devido ao uso excessivo das redes sociais

👉 Diante dessa questão, tenha em mente que as redes sociais são apenas um recorte da vida de alguém.

Raramente a sua vizinha vai postar sobre uma crise no seu relacionamento ou detalhar os seus momentos difíceis. Nem tudo é o que parece. Por isso, não se desgaste a imaginar que as realidades dos outros são melhores do que a sua.

Perfeccionismo demais pode causar insatisfação

O perfeccionismo em excesso pode ser muito desgastante: o projeto que não ficou impecável; a mudança física que ainda precisava da perda de mais uns quilos; aquele almoço em família que não foi bom o suficiente e poderia ser melhor… 

Enfim, quando as coisas não o satisfazem e parecem estar longe da perfeição, você tem um problema nas mãos.

👉 Essa cobrança para que tudo esteja perfeito faz você sentir-se insatisfeito com mais frequência.

A perfeição é praticamente inalcançável. Pense que, se você realiza cinco tarefas por dia no  seu trabalho, nem todas sairão perfeitas e algumas precisarão de ajustes. Mas está tudo bem! É assim mesmo.

Não se cobre demais. Na sua rotina diária, haverá momentos em que tudo estará a funcionar “perfeitamente”, ou seja, do jeito que você imaginava. No entanto, terão outros em que tudo parecerá dar errado. E novamente: está tudo bem.

___________________

Quer uma dica de ouro, para fechar a leitura?

👉 Alivie as expectativas. Só se frustra e fica insatisfeito quem espera demais das coisas.

___________________

Se você utilizar esse pequeno guia para rever o que lhe está a causar insatisfação, tenho a certeza de que encontrará várias respostas que você nem imaginava e que o vão guiar neste novo processo de autoconhecimento. 

Mas conte-me: você sente-se insatisfeito com frequência? O que é que você faz para lidar com esse sentimento? Escreva nos comentários!

Conhece alguém que anda a sofrer de insatisfação crónica? Partilhe esse texto! 🤝